Blog

centro de distribuição estoque

Como conferir entrada de mercadoria

Entrada de mercadoria

Uma conferencia de entrada de mercadoria feita incorretamente pode trazer vários problemas para seu estabelecimento.

Vamos enumerar alguns deles:

1- Furo no estoque,

isso pode ocorrer quando na nota fiscal contem 100 produtos e quem confere marcar que tem os mesmos 100 mas somente 95 entram no estoque. Muitas vezes este erro de contagem ocorre quando as amarrações nos paletes nao estão padronizadas ou até mesmo por indução onde vemos o numero e inconscientemente contamos aquela quantidade mesmo que nao exista.

Como solucionar?

A melhor maneira de se evitar  que isso ocorra é fazer  conferencia cega que explicaremos no bloco “Tipos de procedimentos”.

2-Mercadoria não cadastrada,

na entrada se não conferimos o código de barras podemos tem a grande surpresa de ao passar no caixa a mesma der não cadastrada. Isso ocorre por vários motivos , dentre eles e muito comum o fabricante troca a gramatura do produto e muda o código, e mesmo em alguns casos sem alterar a  gramatura, o mesmo produto poder ter vários códigos de barras o que é muito comum em Cervejas e refrigerantes pois cada Código é de uma fabrica.

Como solucionar?

De forma manual que na entrada de mercadoria colocarmos um leitor de código e ler uma a uma para conferir se estao cadastradas ou de forma automática usando o procedimento de conferencia pelo coletor de dados que explicaremos mais abaixo.

3-Problemas fiscais,

caso ocorra a entrada de mercadoria em seu estoque ao qual não possua nota fiscal de entrada com os novos mecanismos do governo tais como SPED fiscal, NFE, NFCE o estabelecimento pode cair em fiscalização e ter um belo problema em mãos. Hoje o governo sabe tudo que esta entrando em nossos estabelecimentos e por meio de NFE NFCE tudo que esta saindo e quando anualmente enviamos o nosso estoque fica muito fácil detectar mercadorias a mais ou que não deveriam estar no estoque. Mesmo que pense sou pequeno só alerto que a peneira esta fechando e em breve toda empresa que revende produto terá que enviar as documentações.

Como solucionar?

De forma manual conferindo se o codigo de barras da nota é igual ao da nota fiscal ou fazendo entrada por coletor de dados.

4-Produtos vencidos,

se nao conferimos a data de validade na entrada temos um grande risco dos mesmos vencer nas prateleiras ou pior no estoque.

Como solucionar?

Na entrada da mercadoria conferir sua data de validade mas somente isso não garante que os produtos nao irão vencer, o ideal é fazr uma entrada inteligente que falaremos em “tipos de procedimentos”

Tipos de procedimentos

Conferencia via cega manual:

Consiste em gerarmos um lista dos produtos sem a quantidade e o conferente anota a mesma que posteriormente é conferido por outra pessoa comparando-a com a nota fiscal

Conferencia via cega com coletores:

Alguns sistemas de gestão possuem o modulo de confronto de xml mas eles demandam de coletores de dados para seu perfeito funcionamento, onde o sistema importa a nota fiscal e o conferente com o coletor lê as mercadorias e quantidades e ao final do processo o sistema da um relatório das divergencias. como podemos ver neste video de confronto de xml:

Entrada inteligente

Para evitar que produtos  vençam em nosso estoque devemos na entrada verificar a data de validade do item mas so isso não garante qua não vá vencer. O ideal é verificar a data de entrada somar a quantidade com o seu estoque com isso ver o giro do produto assim tendo certeza que o mesmo não corre risco de vencer.

Não deixe de ver os outros artigos disponíveis neste blog.

No Comments
Post a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com