7 dicas para controlar o estoque de e-commerce
Saber controlar o estoque de e-commerce é fundamental para o sucesso do empreendimento. Isto, sem dúvidas, ajuda na organização da loja virtual e nas vendas, além de facilitar a administração do empreendimento. Por isto veja sete dicas valiosas para fazer isto com eficiência e segurança.
Faça um bom planejamento para controlar o estoque de e-commerce
Isto significa, principalmente, saber quais os melhores modelos de produtos se encaixam as suas necessidades para tê-los disponíveis. Além disto, é necessário ter o conhecimento de mercadorias disponíveis e em falta e ter registrado tanto as entradas quanto as saídas do estoque.
Escolha fornecedores que possibilitem boas parcerias
Para controlar o estoque de e-commerce também é preciso contar com bons fornecedores. Pois, escolher os profissionais que proverão suas mercadorias garante, acima de tudo, qualidade e segurança. Além disto, quando houver algum imprevisto, ou problema com remessas, boas parcerias garantirão que tudo seja resolvido rapidamente.
Reconheça e corrija os principais erros para controlar o estoque de e-commerce
A maioria dos erros relacionados a um e-commerce são semelhantes aos do estoque de uma loja física. Os enganos mais comuns incluem ignorar a logística, não modernizar, nem apostar em boas tecnologias e excesso de centralização. Estes problemas podem ser solucionados facilmente, porém, desde que haja uma boa comunicação e organização da empresa para resolvê-los.
Conte com a ajuda de softwares de gestão especializados
Esta é, certamente, uma das dicas mais importantes. Tendo o auxílio de ferramentas e empresas especializadas em controle de estoque para e-commerce, ficará mais fácil ter tudo organizado da forma certa. Com a ajuda do KCollector, você terá a sua disposição inúmeros recursos para garantir a gestão adequada e segura de seu estoque.
Escolha um tipo estratégico para controlar o estoque de e-commerce
Há basicamente três modelos estratégicos que você pode escolher para controlar o estoque de e-commerce:
- O primeiro é o estoque compartilhado, no qual os produtos são armazenados no mesmo espaço de vendas presenciais;
- O segundo é o estoque terceirizado, onde os fabricantes de cada produto enviam para os compradores de forma direta. Isto gera uma integração entre o e-commerce e parceiros comerciais;
- O terceiro é o estoque descentralizado. Nele o e-commerce coloca suas mercadorias em centros de distribuição independentes. Pode ser uma boa opção para lojas que querem estender o atendimento pelo país.
Tenha políticas e processos de compras
Para conseguir gerir o seu estoque, é fundamental pensar em critérios para suas vendas. Estude a frequência com que os produtos serão adquiridos e as formas de fazer a cotação. Além disto, delegue e a responsabilidade exata de cada um dos membros de sua equipe.
Organize as informações e resultados para controlar o estoque do e-commerce
Por último, mas não menos importante, controlar o estoque de e-commerce envolve ter um bom controle das informações. Para isto, saiba informações como as melhores épocas para ter mais ou menos mercadorias e a opinião de seus clientes com relação as vendas. Isto vai permitir que você bole boas estratégias, mantendo o que funciona e substituindo o que acabar não dando certo.
No Comments