Blog

Perdas por data de validade

Como evitar perdas no estoque por data de validade.

Como evitar perdas no estoque por data de validade

Perdas por data de validade sempre são um problema para qualquer empresa que trabalha com produto que as possuam então como evitar estas perdas?

estoque produtos vencidos

estoque produtos vencidos

A melhor forma de evitar perdas é não comprar de produtos acima do seu giro histórico.

Mas sabemos que isso nem sempre é possível, mesmo que a compra seja perfeita existem vários fatores que interferem na gestão destes produtos:

O manejo inadequados de reposição onde o repositor não toma cuidado acabando empurrando as mercadorias com data de vencimento próxima para traz  .

Por mais treinamento que damos aos colaboradores são muitos fatores que acabam influenciando na hora da reposição.

Vamos a um exemplo claro vivido por mim:

Em 2010 durante a copa do mundo fizemos uma grande negociação com algumas marcas de cervejas e uma delas nos ofereceu um lote próximo ao vencimento a um custo muito bom mas no acordo não haveria troca.

Bom copa do mundo vende muita cerveja ainda mais no Brasil.

Compramos o lote e quando o mesmo já estava na metade compramos mais 2 lotes mas com a data dentro dos padrões.

Pois bem, chegou o segundo lote e nossos estoques estavam lotados por um descuido a nova mercadoria foi armazenada na frente da antiga por fatores de falta de espaço.

Na correria de manter as gôndolas cheias os colaboradores não tinham o cuidado de pegar as que estavam a traz primeiro a tragédia já estava ali anunciada.

Como em nossa empresa tínhamos uma equipe que só ficava por conta de gerenciar perdas eles notaram a falha a tempo e conseguimos reverter o problema evitando um grande prejuízo aos nossos caixas.

Mas mesmo com equipe focada em perdas sempre passa produtos de baixa rotatividade.

Como resolver este problema?

Algumas ações podem  evitar perdas e reduzir muito estes prejuízos, vamos lá a algumas dicas:

  1. Fazer um balanço / inventário colhendo data de validade(aumenta muito o tempo do processo)
  2. Criar uma premiação podendo ser uma folga um premio em dinheiro ou apenas um reconhecimento ao colaborador que menos deixar produtos vencer em sua área. (gera uma competição saudável além de gerar o engajamento dos funcionários)
  3. Na entrada de mercadoria colher a data de validade e confrontar com seu giro. (permite ficarmos atento a possíveis mercadorias que podem vencer e gerar ações como promoção ou incluir as mesmas em locais de maior giro.)
  4. Criar uma equipe focada em perdas(podendo ser composta por estagiários de diversas áreas)
  5. Gerar relatórios semanais de estoque X giro e verificar principalmente as mercadorias de baixa rotatividade.
  6. Gerar relatórios de mercadorias que existem no estoque e não são vendidas.( Caso seu sistema não possua tal relatório solicite pois esta é uma ferramenta muito importante para demonstrar que pode estar havendo faltas na reposição).
  7. Fazer treinamentos da equipe dando noções de sistemas como PEPS (primeiro que entra primeiro que sai) /  FIFO (first in first out).

Existem novos padrões de código de barras criados pela GS1 que ajudaria muito o comerciante na gestão deste problema mas há uma grande dificuldade em implantá-los, por exemplo o GS1-DATA BAR que  já vem com a data de validade do produto no código de barras o que facilitaria muito a entrada.

Mesmo o inventário proporcionando ao empresario uma gestão muito mais assertiva dos itens. dando poder aos coletores de dados como o KCollector gerar informações que poderia reduzir ao máximo este tipo de perda.

Espero termos ajudado e contem com a equipe do KCollector.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com